Página Inicial
    Diretoria Executiva
    Palavra do Presidente
    História da Aplacana
    Quadro de Funcionários
    Plano de Saúde Empresarial
    Unidades de Fornecimento
    Agendamento de Serviços
    Mais Páginas
    Notícias
    Galerias de Fotos
    Links Úteis
    Fale Conosco
    Contatos
 
    Administrativo
    Agrícola
    Assistência Social
    Fiscalização
    Jurídico
 
    Relação de Associados
    Como Associar-se
    Por que Associar-se ?
    Artigos Técnicos
    Relatórios

Notícias:


06/02/2017 14:03:00 - Atualizado em 06/02/2017 14:26:00 -

UNICA e associações européias defendem maior presença da biomassa na matriz energética mundial

O potencial de redução das emissões de CO2 com o uso de energias renováveis geradas de matérias-primas orgânicas foi tema da 5ª edição do “Central European Biomass Conference”, evento que reuniu mais de 1000 pessoas provenientes de 40 nações entre os dias 18 e 20 de janeiro, em Graz, Áustria.

 

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) marcou presença no encontro por meio de uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), cujo objetivo é promover a imagem do etanol e demais produtos sucroenergéticos no exterior.

No primeiro dia da Conferência, chamado “World Bioenergy Day”, a assessora sênior da presidência para Assuntos Internacionais da UNICA, Géraldine Kutas, participou do painel “Biomass as Export Fuel”, no qual apresentou os benefícios ambientais e socioeconômicos advindos da biomassa da cana no Brasil.

“As bioenergias obtidas da biomassa representam 25,6% da matriz energética brasileira. A cana contribui com 17,6% deste total, enquanto que os 8% restantes vêm da lenha e carvão vegetal. Há décadas a produção e uso de etanol e bioeletricidade impulsiona o desenvolvimento socioeconômico e ambiental no País. Graças a estes dois derivados, o Brasil tem uma das frotas automotivas mais sustentáveis do mundo com reduções significativas nas emissões de CO2 no segmento de transporte e também  no elétrico”, explica a executiva.

Em sua apresentação, Géraldine destacou o sucesso da utilização em larga escala do combustível sucroenergético em mais de 25 milhões de veículos de passeio no Brasil, onde o motorista tem a opção de abastecer o tanque com 100% de etanol hidratado ou gasolina contendo até 27% de biocombustível misturado.

No caso da bioeletricidade produzida a partir da biomassa em geral, o último levantamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica registra que, de janeiro a dezembro de 2016, foram gerados para o Sistema Interligado quase 24 mil GWh, o suficiente para abastecer anualmente 12,3 milhões de residências, evitando a emissão de 10,2 milhões de toneladas de CO2. Para efeito comparativo, a marca equivale ao cultivo de 71 milhões de árvores nativas ao longo de 20 anos.


Encerrando a sua participação na Conferência, a assessora internacional da UNICA ressaltou outras inovações tecnológicas criadas a partir da cana e da importância de iniciativas que garantam a expansão da produção de biocombustíveis no Brasil e no mundo.

“A expertise do setor sucroenergético brasileiro ampliou a gama de produtos para muito além do etanol e da bioeletricidade. Hoje, a biomassa e resíduos da produção canavieira podem ser convertidos em bioplástico, bioquerosene para aviação, diesel renovável e biogás. E este potencial poderá ser ainda mais explorado no transcorrer de programas como a Plataforma do Biofuturo, no nível internacional, e o RenovaBio, no mercado doméstico”, conclui Géraldine.

Além da representante da UNICA, participaram do painel executivos de associações de biomassa do Canadá, Letônia, Singapura e da empresa americana Enviva, uma das maiores produtoras de pellets de madeira do mundo; Gordon Murray, Didzis Palejs, Saku Rantanen e Ben Moxham, respectivamente.

Durante a Conferência, oito entidades ligadas à indústria de biomassa europeia assinaram a “Declaração de Graz”, um documento com uma série de diretrizes para o desenvolvimento do mercado de pellets e demais bioenergia na Europa até 2030.

 

fonte: www.unica.com.br

 







APLACANA.COM.BR - ASSOCIAÇÃO DOS PLANTADORES DE CANA DA REGIÃO DE MONTE APRAZÍVEL
Avenida Santos Dumont, nº. 555, Jd Bom Jesus – Monte Aprazível-SP - Telefone: (17) 3275-9670 - FAX: (17) 3275-1230
PortalSQL v1.0 Locado por: © 2000 produtoraferreira.com.br - Todos os direitos reservados.